segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Guardas civis que agrediram skatista em SP são afastados

Guarda metropolitano, sem farda, imobiliza skatista que estava andando em bancos da praça Roosevelt, em SP (Reprodução do vídeo)
Por Guilherme Strozi - Portal EBC

A Guarda Civil Metropolitana de São Paulo afastou os guardas municipais que agrediram jovens skatistas, que andavam na Praça Roosevelt, no centro da cidade, na última sexta-feira (04). Segundo nota emitida pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana,  os guardas “foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis”.

Um dos jovens skatistas gravou imagens das ações dos guardas durante a confusão e colocou o vídeo na internet. Rapidamente o conteúdo foi divulgado pela redes sociais e visualizados por mais de 250 mil pessoas.  Nas imagens, um dos guardas, que estava à paisana (sem fardas) aparece imobilizando um dos skatistas pelo pescoço. Em seguida, o mesmo guarda se aproxima do rapaz que estava filmando e joga spray de pimenta no skatista. Após se recuperar, o skatista é ofendido verbalmente pelo guarda metropolitano. 

Veja o vídeo:



O motivo da ação policial, segundo a GCM, teria começado porque os skatistas estavam andando sob os bancos da praça.


A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que "não tolera condutas como a dos agentes envolvidos em ocorrência com skatistas na Praça Roosevelt em 04/01/2013". Confira a íntegra da nota aqui.

Fonte: EBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário