Fernando Haddad com Thiago Benichio do Ciclocidade Foto: Paulo Pinto |
O prefeito Fernando Haddad (PT) lançou um plano com as principais
melhorias para o uso das bikes em São Paulo durante a sua gestão
Do Mobilize - 11/01/2013
Uma das promessas de Haddad é fazer com que a cidade tenha 400 km de vias para ciclistas até o final de seu mandato.
Intitulado de “Sou + SP De Bicicleta”, o documento foi elaborado juntamente com o cicloativista Henrique Boney, e a versão digital foi disponibilizada pelo ex-vereador Chico Macena, atual Secretário das Subprefeituras de São Paulo.
No documento, Haddad promete criar novos bicicletários na cidade, acabando com a falta de vagas para ciclistas. O prefeito quer instalar paraciclos públicos nos pontos de ônibus da periferia e construir bicicletários nos terminais e nas estações de trem e de metrô. Além disso, Haddad também pretende reservar vagas para ciclistas em determinadas regiões da cidade.
Outro plano que consta no documento é a criação de um serviço de compartilhamento de bicicletas integrado aos meios de transporte público. Com o novo sistema, o ciclista poderá alugar as bicicletas públicas utilizando o Bilhete Único para controlar os empréstimos.
A Prefeitura também promete criar um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transportes (SMT) para coordenar o sistema cicloviário da cidade. A organização deverá regulamentar leis que determinem as diretrizes de mobilidade por bicicletas.
O plano de metas afirma que as verbas destinadas para as melhorias são responsabilidade da Prefeitura de São Paulo, e que será utilizado um percentual do Fundo Municipal de Transporte. Haddad também promete articular a rede cicloviária com os municípios vizinhos, viabilizando melhores condições para as viagens intermunicipais.
Durante sua gestão, Haddad também pretende reativar o Centro para Educação de Ciclistas da CET. Também consta no plano de metas a realização de uma campanha de educação no trânsito em defesa das bikes, conscientizando os motoristas sobre o respeito ao ciclista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário